banner-anuncie-aqui-728x90.jpg
195261723_102099035442139_2852247979863643942_n.png

Reforma da Previdência Municipal De Capital Para Capital

A pretensa auditoria (ou controle externo, por parte dos vereadores) na Capseci cianortense passa, antes de tudo, segundo fundamentos legais e constitucionais avaliados pela procuradoria jurídica do Legislativo local, pela consonância com o controle interno exercido pelo Conselho Fiscal da referida Caixa de Aposentadoria.

A reforma da Capseci em Cianorte ficou mesmo para ser votada em 2022, após pedido de vistas


Enquanto isso, agora, a justificativa de se auditá-la está em sua iminente materialidade, ou seja, nos em torno de R$ 500 milhões de divida atuarial. Quanto ao fundamento da relevância, essa nasce entre o pedido dos próprios servidores municipais .

Outro quesito essencial para se adotar uma auditoria vem do risco oferecido, ou seja, é a própria divida milionária que se, assim continuar, sem reformas, ai pelo futuro, vai quebrar... Por fim, quanto ao quesito da oportunidade, é a própria reforma proposta pelo Executivo Municipal, em simetria com as reformas previdenciárias já adotadas pelos governos federal e estadual.



Previdência Municipal Em Curitiba


Os vereadores curitibanos, nesta terça-feira (14), confirmaram a reforma previdenciária do funcionalismo público da capital, com 27 favoráveis e 11 votos contrários. O argumento vencedor é o de reduzir um déficit atuarial de R$ 14 bilhões até o ano de 2050, com novas regras para novos servidores e criando critérios de transição para os funcionários da ativa.


O assunto foi fundamentado pela simetria com o governo federal, numa imposição em busca do equilíbrio atuarial, que significa dizer que o dinheiro que há, no fundo previdenciário curitibano, como está, não dá conta para pagar todas as expectativas de aposentadoria, inclusive condenando-se pretensos discursos demagógicos de sindicalistas, segundo vereadores aliados do Prefeito Rafael Grecca.

Por outros lado, vereadores oposicionista criticaram a votação proposta e realizada em regime de urgência, abordando o rito como verdadeiro abuso de poder que desrespeitou os salários, os planos de carreiras e a retirada de direitos conquistados.

WhatsApp Image 2021-09-20 at 21.07.08.jpeg
destaque-sua-empresa-na-internet.png